Links > Radios

All we hear is Radio Ga Ga
Radio Goo Goo
Radio Ga Ga
All we hear is Radio Ga Ga
Radio Blah Blah
Radio, what’s new?

Não, esse não é um post sobre a Lady GaGa nem sobre o Queen, é um post sobre como ouvir rádio pode nos ajudar a desenvolver nosso inglês.

Muitos alunos me reportam que tem dificuldades com listening e isso se dá por falta de exposição ao idioma falado.  Em média, um aluno frequenta a aula de inglês 2x por semana, e em cada aula deve ter em média uns 10minutos de listening, o que faz uma média de 20min ouvindo inglês por semana e outras tantas horas ouvindo português…não precisa ser especialista para perceber que há algo errado nesta conta.

Precisamos então fazer algo para equilibrar. De preferência, algo barato e praticável. Por isso vou partilhar com vocês a minha devoção ao rádio.  Atualmente estamos a apenas um clique de distância de  transmissões de rádio (broadcasting) de todos os lugares do mundo. E no nosso caso, claro vamos escolher transmissões de países de língua inglesa, mas eu vou deixar ao seu critério escolher se prefere ouvir inglês britânico ou americano.

O próximo passo é achar uma rádio que case com o seu estilo, há rádios especializadas em cada tipo de música que você possa imaginar e rádios especializada em news (onde você vai ouvir mais aos locutores do que música, o que é recomendável se você já está num nível mais avançado).

Para escolher a rádio, eu sugiro dois sites:

Para rádios britânicas:

http://www.radiofeeds.co.uk/query.asp

Encontre sua rádio britânica

Você pode escolher pelo nome da rádio  ou pelo estilo musical (Music Genre), clique em search e vão ser listadas apenas as rádios que trabalham com transmissão online. Clique no ícone listen live e você será redirecionado pro site da rádio e escolher qual o seu player e conexão.

Para rádios americanas:

http://www.live-radio.net/us.shtml

O procedimento é parecido, mas aqui o critério é o Estado. Clique no estado de sua preferência, e na lista leia o estilo musical do lado de cada rádio, escolha o de sua preferência e clique em Live Feed.

Duas observações importantes:

1 – Há rádios que fecham o seu conteúdo para outros países, só podendo ser ouvido no Brasil se você tiver uma configuração de Proxy que o permita.

2 – Como tudo o que fazemos na Internet, tenha um bom antivírus e esteja com ele sempre atualizado, pois há várias rádios piratas que podem sim não ter uma transmissão segura. Rádios grandes e populares dispõem de mais capital para investir em segurança, mas mesmo assim, melhor não arriscar.

No mais, aconselho que tentem ouvir pelo menos 3 vezes por semana, e as poucos, vocês vão observar como o listening e até o vocabulário estão melhorando.

Algumas rádios que escuto:

http://liveireland.com/ (radio 2)

http://www.bbc.co.uk/radio2/

http://www.todayfm.com

http://www.kdfc.com/

http://www.991thewhale.com/

That’s all folks!!!

Keep on reading, keep on listening!!!

Anúncios

Sobre Teacher Rê

Professora de inglês desde 1998 e amante da língua inglesa desde sempre. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, participante assídua de congressos tendo inclusive apresentado vários workshops quando ainda morava em Fortaleza. Além dos estudos acadêmicos, obteve com sucesso todos os exames de proficiência da University of Cambridge assim como o TKT, Teaching Knowledge Test. Morando no estado de São Paulo desde 2006, foi professora da Cultura Inglesa de 2006 a 2009 e em 2010 iniciou sua carreira independente, apostando no aprendizado de inglês de forma personalizada. Tem planos de cursar Pós-graduação em 2011 e buscar outros certificados de forma a sempre se atualizar.
Esse post foi publicado em Listening, Sugestões, Vocabulário e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Links > Radios

  1. Bianca Tanner disse:

    Hi Renata!! I tottaly agree with you: students don’t have enough time to practice their Listening ability in class and listening to the radio is a wonderful way to improve the language. Great idea!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s